Opções por Volatilidade

a close up of a clock with numbers on it
a close up of a clock with numbers on it
OPERAÇÕES COM VOLATILIDADE

As operações com volatilidade são delta hedgeadas, consequentemente, os movimentos do preço do ativo base não interferem no resultado da carteira, são operações não direcionais. Nesse caso, o que é negociado é a própria superfície de volatilidade, que é composta pelas volatilidades implícitas de opções negociadas em bolsa sobre um mesmo ativo-objeto, de diversos vencimentos e preços de exercício.

As operações com volatilidade (trading de volatilidade) possuem um cunho predominantemente especulativo, mas também podem ser utilizadas em operações realizadas para empresas. Quando um banco realiza uma operação de hedge com opções para uma empresa, o banco pode estar, na verdade, operando volatilidade.

CONE DE VOLATILIDADE

O cone de volatilidade é um recurso que auxilia o operador na tomada de decisão na compra ou na venda de volatilidade implícita com as opções.

É importante lembrar que o cone não pode ser o único critério para tomada de decisão, o operador deverá conhecer e acompanhar o comportamento da superfície de volatilidade e utilizar o cone apenas como um recurso de apoio para a tomada de decisão.

O cone é formado por janelas móveis de volatilidade histórica. Dessas janelas móveis, devem-se extrair os valores máximos e mínimos das volatilidades históricas, como também os seus intervalos com 95% de confiança.

black flat screen computer monitor
black flat screen computer monitor